História

BREVE HISTÓRIA
A comunidade Betânia nasceu na década de 40, com cinco casais norte-americanos, em reuniões semanais nas quais estudavam a Bíblia e oravam pela obra missionária. Ali, na casa de um jovem comerciante de Minneapolis chamado T. A. Hegre, Deus foi abrindo seus olhos para o mundo não-evangelizado.
Começaram a fazer todo o possível para cooperar, mas perceberam que a maior parte do dinheiro era gasto no sustento de suas famílias. Sob a orientação de Deus, venderam suas casas, reuniram recursos e compraram uma sede, onde todos foram morar e trabalhar. Tinham tudo em comum e ninguém recebia salário, para que o máximo de dinheiro ficasse realmente à disposição do Senhor.
Hegre, o líder do grupo, preparou-se e foi consagrado ao ministério, liderando um grupo de apenas 16 pessoas. Enquanto buscavam a direção de Deus, veio um grande desafio: recrutar, treinar, enviar e sustentar 100 missionários em terras estrangeiras. Reconheceram que era um projeto humanamente impossível de realizar, mas sabiam que era uma orientação clara, e passaram a viver em função de cumprir esse desafio.
Com o correr dos anos, foi aberto o Centro de Treinamento Missionário Betânia e criada uma indústria com o retorno financeiro voltado para o sustento da escola. Iniciou-se também o envio de missionários em cooperação com outras missões, e instalou-se uma gráfica e editora.
Em 1963, foi organizada no Brasil a Missão Evangélica Betânia – o primeiro trabalho fora da América do norte. Pela graça de Deus, a Betânia chegou à diversificação de ministérios que tem hoje.
Com a implantação de seminários saíram obreiros treinados e começaram a implantação de várias igrejas no Brasil.
Em 1991 foi criado o CONAIBE – Concílio Nacional da Igreja Evangélica Betânia - órgão independente da Missão Evangélica Betânia - com a finalidade de administrar as igrejas Betânia.
A igreja Betânia de Caxias do Sul nasceu em 1988 com a vinda do pastor Jonil (in memorian) e sua família para Caxias. Em 1990 o pastor Jonil foi substituído pelo pastor Valdenor que liderou a igreja até o ano de 1995. Depois vieram os pastores Alvino, Darli, Vladmir, Robson e atualmente o pastor Melquisedec que, juntamente com o Projeto Tchê  e os irmãos locais pretende impactar os Gaúchos com o Poder do evangelho.